
Chapas de aço QUARD, com alta resistência à abrasão e ao impacto para aplicações industriais e na mineração, estão disponíveis para pronta entrega em todo o Brasil
A NLMK, referência global na produção de aços especiais e uma das empresas mais eficientes e lucrativas do setor, participa da EXPOSIBRAM 2017, realizada de 18 a 21 de setembro, em Belo Horizonte (MG), no Expominas – Centro de Feiras e Convenções. A empresa apresenta suas chapas antidesgaste QUARD e o aço de alta resistência QUEND. O QUARD é um aço altamente resistente à abrasão, projetado para suportar condições severas em setores como o de mineração. O QUEND destaca-se pelo alto limite de escoamento, ideal para aplicações que exigem redução de peso e elevada capacidade de carga.
“Para a Exposibram 2017, destacamos o QUARD 550, uma chapa de aço com extrema resistência ao desgaste, que tende a substituir os aços 600 Brinell do mercado. O QUARD 550 oferece melhor soldabilidade, resistência equivalente e um custo mais competitivo, tornando-se a opção com o melhor custo-benefício para aplicações de desgaste severo”, afirma Paulo Seabra, diretor-geral da NLMK América do Sul.
Seabra ressalta que a empresa possui estoque nacionalizado, possibilitando a entrega das chapas em até 48 horas para as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Para outras regiões, o prazo pode variar de um a três dias adicionais. “Investimos significativamente para manter um estoque para pronta entrega, com nota fiscal nacional e frete incluído”, destaca.
A durabilidade das chapas QUARD e QUEND as tornam ideais para máquinas de grande porte que operam em condições extremas. As chapas QUARD são produzidas com minério de ferro puro, diferentemente de concorrentes que utilizam sucata reciclada, garantindo um produto de alta pureza e qualidade premium para o mercado brasileiro. Além disso, oferecem corte de alta precisão, excelente usinagem e soldagem facilitada, mantendo propriedades mecânicas superiores.

O desempenho excepcional é resultado da combinação de quatro fatores: planicidade, acabamento superficial, tolerâncias de espessura e uma composição química otimizada. A NLMK Clabecq, na Bélgica, é a única fabricante especializada em chapas finas e grossas no segmento de aços Q&T (temperados e revenidos). As chapas estão disponíveis para pronta entrega em espessuras de 3 a 160 mm e larguras de 1500 a 3100 mm.
As chapas QUARD, um aço martensítico resistente ao desgaste, incluem no seu portifólio:
- QUARD 400: dureza média de 400 HBW, ideal para equipamentos de britagem e moagem; caçambas, lâminas, britadores e alimentadores; prensas conformadoras; separadores; peças para escavadeiras; sistemas de tubulação para substratos pastosos e transportadores de roscas;
- QUARD 450: resistência elevada ao desgaste e impacto, recomendado para caçambas de caminhões rodoviários e fora da estrada; misturadores de cimento e betoneiras; coletores de lixo e contêineres para sucata; caçambas e lâminas; alimentadores, separadores e roscas transportadoras; equipamentos para mineração e movimentação de terra;
- QUARD 500: dureza de 500 HBW, ideal para indústrias de reciclagem e mineração, nas seguintes aplicações: peneiras; equipamento de britagem e moagem; esteiras transportadoras; garras e prensa de sucata;
- QUARD 550: dureza de 550 HBW, indicado para aplicações de desgaste extremo.
Cada chapa QUARD recebe um primer verde com número de série exclusivo, facilitando a rastreabilidade e garantindo autenticidade.
As chapas QUEND, em aço estrutural de alta resistência, incluem:
- QUEND 700: limite de escoamento mínimo de 700 MPa, ideal para chassis de caminhões e equipamentos de elevação e içamento, equipamento de movimentação e carretas;
- QUEND 960: limite de 960 MPa, utilizado em lanças de guindaste, equipamentos de elevação, suportes estabilizadores, chassis, entre outros.
“Com mais de 220 anos de experiência, a NLMK Clabecq é especialista em produção de chapas de aço premium de alta resistência e de alto valor agregado, localizada estrategicamente na Bélgica, próxima ao porto de Antuérpia, o que nos proporciona vantagem competitiva em logística na América do Sul”, finaliza Seabra.