Skip to main content

NLMK bate recordes de vendas em 2020

Por 15 de janeiro de 2021março 11th, 2022Acontece

Após queda nas vendas no início da pandemia, o grupo recupera as perdas e supera as metas no último quadrimestre do ano com ajustes táticos e operacionais

Considerada uma das cinco siderúrgicas mais competitivas do mundo, a NLMK teve de se adaptar para garantir os resultados em 2020. No mês de setembro, o braço latino-americano do grupo bateu recorde mensal de vendas desde o início das operações no Brasil em 2014, considerando todos os produtos. Em outubro, a empresa bateu outro recorde de vendas, desta vez específico para as chapas de alta resistência QUARD® e QUEND®, obtendo o maior volume em toneladas faturado em um único mês.

“Apesar da grave crise de saúde e econômica, sem precedentes em um século, tivemos um ano bom”, analisa o diretor-geral da NLMK South America, Paulo Seabra. “Conseguimos superar todos os desafios impostos pela pandemia do coronavirus, como entregar o budget previsto para 2020. Falando de forma sincera, o ano termina sem deixar muitas saudades, mas também foi um momento que todos nós tivemos a oportunidade de crescer e aprender algo novo, pois é na adversidade que crescemos. Na adversidade que o mundo sempre se desenvolveu, e não será diferente desta vez”.

Outros executivos de importantes empresas multinacionais também acreditam que 2020 foi um ano de muito aprendizado, com desafios que, a princípio, pareciam difíceis de superar. No caso da NLMK, que trabalha com aços especiais importados da Bélgica e da Itália, o aumento recorde do câmbio tornou a situação ainda mais complicada. Mas o maior desafio, opina Seabra, foi preparar a empresa para o trabalho remoto em tempo recorde, sem que as atividades parassem um dia sequer, além da implementação de novas práticas de segurança em saúde e reuniões virtuais com clientes, via plataformas de videoconferência.

“Tudo aconteceu muito rápido e agradeço à nossa equipe por agir prontamente e se adaptar muito bem ao “novo normal” sem perder performance. Aprendemos muito sobre nós e sobre nossos clientes. Nos deparamos com novos desafios nunca sequer imaginados, mas novas oportunidades apareceram. Definitivamente 2020 foi um ano difícil mas que também deixa muitos aprendizados importantes que fortaleceram nossa empresa”, afirma o executivo.

 

 

Mudanças no cenário

A pandemia mudou completamente o cenário previsto pelas empresas e com a NLMK não foi diferente. O grupo vinha registrando crescimento entre janeiro e março de 2020. Porém, com o início da pandemia, as vendas caíram em média 47% nos meses entre abril e agosto. Para se reequilibrar, a empresa teve de realizar diversos ajustes táticos e operacionais nas suas atividades no Brasil e na América Latina.

O resultado desse esforço focado e coletivo, dos gestores e colaboradores, veio nos últimos meses do ano, com um crescimento considerável entre setembro e dezembro: cerca de 40% acima da média de faturamento dos três primeiros meses do ano, antes da pandemia se estabelecer com força.

Em 2020 a NLMK conseguiu atingir e ainda exceder um pouco o budget previsto para a América do Sul. As chapas de aço de alta resistência QUARD® e QUEND® tiveram resultado em vendas surpreendente no último quadrimestre do ano, tão quanto os demais produtos que a empresa comercializa, como aço ferramenta laminado e forjado e as chapas extras grossas produzidas na usina NLMK de Verona, na Itália.

“Grande parte deste sucesso se deve a acertada estratégia de investir em estoques, quando duplicamos o volume médio armazenado, prevendo que poderia haver falta de chapas no mercado frente ao câmbio elevado, o que poderia levar concorrentes estrangeiros a diminuírem as importações por conta das usinas locais terem paralisado as operações de seus altos fornos. Portanto, estamos satisfeitos e entraremos em 2021 mais fortes do que nunca”, declara Seabra.

Mineração e operações na América do Sul

Na avaliação do diretor-geral da NLMK South America, o mercado de mineração se manteve com um nível interessante de atividades, mesmo durante a pandemia. Isso porque o preço do minério de ferro permaneceu atrativo, subindo muito recentemente, atingindo os valores de USD 120 a USD 150 a tonelada. O mercado de peças de desgaste e a indústria metal-mecânica, em geral, também se destacaram, principalmente no último quadrimestre do ano. As regiões sul e sudeste continuam tendo maior destaque em termos de demanda. O norte do Brasil também vem crescendo muito ano a ano no segmento de mineração.

O Brasil continua sendo a principal operação da NLMK na América do Sul, mas o grupo obteve grandes avanços em países como Peru e Chile. Em 2021, a empresa continuará investindo na expansão para outros países, como o Paraguai, onde as chapas QUARD® e QUEND® conquistaram um importante market share em um curto intervalo de tempo, se tornando uma referência de qualidade no seu segmento. A empresa também tem trabalhado para manter sua presença nos demais países do continente, como Colômbia, Panamá e México.

“Estamos otimistas com relação a 2021, pois começamos o ano muito mais fortes do que em 2020. A equipe está mais madura e melhora a cada ano. Os clientes reconhecem a diferença na qualidade do nosso atendimento se comparado com a concorrência. Estamos disponíveis para nossos clientes 24 x 7 em diversas plataformas digitais, incluindo WhatsApp e Microsoft Teams. Pretendemos crescer 30% em 2021 se comparado com o resultado de 2020. A reação do mercado no primeiro semestre vai depender principalmente do governo federal em disponibilizar vacinação em massa. Somente com a solução da crise de saúde haverá a solução da crise econômica”, conclui o executivo.

Saiba mais sobre nossas chapas de aço QUARD® e QUEND® aqui.