
Durante o evento, a multinacional apresentará suas chapas antidesgaste QUARD e o aço estrutural de alta resistência QUEND, destacando suas aplicações para diversos setores
A siderúrgica NLMK estará presente na edição de 2018 da M&T Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que ocorre de 26 a 29 de novembro, no São Paulo Expo. A empresa apresentará suas chapas de alta resistência ao desgaste QUARD, com durezas de 400, 450, 500 e 550 brinell, e as chapas QUEND, que possuem alto limite de escoamento, disponíveis em resistências de 700, 900, 960, 1100 e 1300 MPa.
“Cada vez mais os fabricantes de máquinas e equipamentos vêm buscando aços de alta resistência com nível de qualidade premium e, neste quesito, nossas chapas QUARD e QUEND se diferenciam dos concorrentes pois são produzidas com minério de ferro puro, enquanto concorrentes produzem as chapas com base de sucata, o que torna as chapas QUARD e QUEND as primeiras opções nesta linha de aços de alta resistência por seu alto nível de qualidade, homogeneidade e confiabilidade”, afirma Paulo Seabra, diretor-geral para América do Sul da empresa.
O QUARD é um aço resistente à abrasão, desenvolvido para suportar o desgaste em aplicações nos setores de construção, mineração, reciclagem, pedreiras e movimentação de terra. O QUEND, por sua vez, é um aço com alto limite de escoamento, ideal para aplicações que demandam baixo peso e alta capacidade de carga, como elevação e transporte. “Nossos aços são produzidos na usina NLMK Clabecq na Bélgica, localizada a poucos quilômetros do porto de Antuérpia, nos dando uma vantagem competitiva em logística para a América do Sul”, diz Seabra.

Ambos os produtos aumentam a resistência de equipamentos como caçambas de escavadeiras e pás carregadeiras, basculantes de caminhões fora de estrada, revestimentos de britadores, chutes e laterais de transportadores. Esses aços substituem materiais comuns de menor resistência e outros aços considerados antidesgaste, mas com performance inferior ao QUARD, resultando em maior durabilidade e menor necessidade de manutenção. “Isso contribui para o aumento da produtividade”, ressalta Seabra.
A durabilidade das chapas QUARD e QUEND as tornam ideais para máquinas de grande porte utilizadas em condições extremas. Elas permitem cortes de alta precisão, independentemente da técnica utilizada; usinagem, fresagem, furação e escareamento são realizados sem falhas. O raio de dobramento reduzido melhora o desempenho, e a soldagem é facilitada, mantendo as propriedades mecânicas de alta performance das chapas.
A máxima eficiência desses aços resulta da combinação de quatro fatores exclusivos: excelente planicidade, acabamento superficial de alta qualidade, rigorosas tolerâncias de espessura e uma composição química otimizada, com baixo teor de liga e um nível de pureza do aço acima da média do mercado.
“Temos mais de 40 anos de experiência na produção de chapas finas e largas, em uma usina com mais de 2 séculos de existência. Por isso, produtividade é a palavra-chave para os produtos fabricados com as chapas QUARD”, afirma Seabra. Ele destaca ainda que participar da feira é uma excelente oportunidade para estabelecer novas parcerias e atrair clientes de diferentes setores, interessados em aprimorar seus equipamentos.